Olá e bom domingo!
Numa reel que partilhei recentemente, mencionei a importância da interpretação dos cronocratas em consultas preditivas de Astrologia. Mas, o que são os cronocratas?
Na astrologia tradicional, o mapa natal contém todas as promessas da vida a que corresponde a natividade (o mapa natal). Estas promessas são apresentadas de forma “acronológica”, ou seja, fora do conceito de linearidade temporal.
É um pequeno cosmos e caos (“In addition to exhibiting sensitive dependence, chaotic systems are deterministic and nonlinear and exhibit aperiodic behavior”) a que vamos dando sentido e uma sensação de ordem ou linearidade, através das diferentes ativações de elementos desse caos: os planetas.

Quando determinados planetas são ativados, tornam-se os “cronocratas” ou “time lords” desse período.
Esta dinâmica permite perceber porque é que certas áreas da vida ganham destaque em momentos específicos, enquanto outras ficam em segundo plano. Quando um planeta se torna ativo as sua significações, as áreas da natividade em que se encontra, ou que por ele são regidas, assumem maior expressão e/ou são mais impactadas por configurações e trânsitos.
Por exemplo, quando Júpiter é cronocrata, questões relacionadas com expansão, crescimento, conhecimento podem tornar-se mais relevantes; bem como temas das áreas de influência no mapa Natal. No meu caso, tenho Júpiter na Casa 6, num signo regido por ele, Sagitário. Mas também rege ao meu Meio Céu/Casa 10 e o meu Ascendente/Casa 1, por exaltação. Então, em períodos em que Júpiter se torna um dos meus cronocratas, posso esperar que as promessas jupiterianas da minha natividade se manifestem, nomeadamente nas áreas da saúde, rotinas, animais de estimação, carreira, vocação, identidade, motivações pessoais e corpo.
Os trânsitos de Júpiter, ou de outros planetas ao meu Júpiter natal e posicionamento de Júpiter na minha Revolução Solar, podem indicar períodos de concretização de algumas dessas promessas. Mas mesmo sem escrutinar aprofundadamente os trânsitos, conhecendo os períodos em que planetas se tornam cronocratas, já podemos prever e preparar-nos para possíveis eventos na nossa vida.

Os planetas “inativos” e os seus temas, não têm tanta expressão e, por isso, os seus trânsitos, os trânsitos pelos quais são impactados podem ter pouca ou nenhuma expressão na nossa vida individual. É por isso que, para mim, não faz muito sentido fazer previsões para o coletivo, a não ser que estejamos a praticar Astrologia Mundana (mas isso é algo bastante diferente e não se ocupa das natividades).
O que seria se o nosso mapa estivesse ativado a todo o momento? Um assoberbamento insuportável!
Algumas técnicas de identificação de cronocratas:
Firdaria: divide a vida em períodos regidos por diferentes planetas, com durações específicas para cada um.
Profeções Anuais e Senhor da Orbe: cada ano de vida corresponde a uma casa do mapa natal. O planeta regente da casa em foco torna-se o cronocrata desse ano, mudando a cada aniversário. O Senhor da Orbe é outro cronocrata anual, definido a partir do regente da hora de nascimento.
Retorno Solar: o regente do mapa da Revolução Solar (o mapa de cada aniversário, em que o Sol volta ao grau exato que ocupa na natividade).
A grande diferença em relação à Astrologia Moderna é que, na Astrologia Tradicional, o mapa natal não é lido como uma fotografia fixa, mas sim como um organismo em movimento. Nem todos os temas da vida se desenvolvem ao mesmo tempo e a Astrologia Tradicional assenta a sua prática interpretativa e preditiva na precisa compreensão dos ritmos e ciclos específicos a cada natividade.
👀 Ficaste curiosa acerca dos teus cronocratas atuais?
💌 Envia-me um email com a tua data, hora e local de nascimento, e eu digo-te quais são os planetas e as áreas ativas neste momento.
Até breve! 👋
🎁 Se quiseres explorar o impacto dos cronocratas, oferece uma consulta a ti própria ou a alguém especial.
Se quiseres explorar o impacto dos cronocratas no presente, marca uma Consulta Revolução Solar. Porque todas as técnicas preditivas são baseadas nas promessas da natividade, eu só ofereço esta consulta a quem já fez uma Consulta de Mapa Natal comigo, ou a quem fizer uma consulta conjunta (Natal + Revolução). Se ainda não fizeste uma consulta de Mapa Natal, podes fazer a qualquer momento e, mais tarde, marcar a Consulta de Mapa Natal (por altura do teu aniversário) ou uma Consulta Temática (a qualquer momento).
Este pode ser um bom presente de Natal para ti própria, ou para alguém especial. E uma excelente forma de terminar/começar o ano com maior clareza.
Consultas de Tarot ou a inscrição no Curso de Iniciação ao Tarot são, igualmente, excelentes alternativas às prendas tradicionais!

🖤 Se quiseres apoiar o que faço, podes fazê-lo de várias formas. Eu fico muito agradecida!
Se quiseres apoiar o que faço aqui
Faz um donativo (este apoio permite que eu mantenha preços acessíveis a quem precisa de apoio).
Se souberes de alguém que possa ter interesse no meu trabalho podes sempre partilhar os meus links:

