
Olá! Espero que o vosso ano tenha começado da melhor forma!
A nível pessoal, cheguei à conclusão que tenho alguns projetos de leitura que orientam o que procura na literatura. No final do ano tentei sistematizar e criar um sistema que me ajude a levar a cabo estes projetos. Porque, apesar do planeamento exaustivo me deixar ansiosa, a falta de coordenadas também me deixa completamente à deriva e o foco começa a disparar para todo o lado, a todo o momento (olá, PHDA!)
E quero ler mais por prazer e com foco nos meus interesses. Mais porque me apetece. Por isso esta base de dados não é um desafio. A vida já tem tantos, para que é que eu iria criar mais um? É utensílio, uma fonte de inspiração, uma prateleira de livraria ou biblioteca virtual. Para mim, uma orientação para levar a cabo projetos de leitura que me interessam, tentando minimizar as distrações dos 1500 outros interesses que tenho e que vão surgindo.
Então, os meus projetos de leitura para ir levando a cabo com calma ao longo deste e próximos anos são todos no âmbito da Representatividade na Literatura (foi a preparar isto que me lembrei de criar o Calendário da Representatividade):
Ler a Diversidade Cultural e Étnica;
Ler a Diversidade Funcional Neurológica e Mental;
Ler a Diversidade Funcional Motora e Física;
Ler a Diversidade Folclórica;
Ler o Feminismo.

Tal como disse em relação ao Calendário da Representatividade:
O objetivo desta base de dados bibliográfica (de momento com 123 títulos) é ampliar o conhecimento e as vozes, ao promover a reflexão sobre a diversidade e as lutas enfrentadas por estes grupos, para além de fomentar o respeito, a inclusão, a igualdade de direitos e a luta contra estereótipos e preconceitos. Que sejam substituídos por empatia e solidariedade e, para isso, é fundamental criar espaços, práticas e ações de visibilidade.
Esta base de dados é, assim, uma pequena contribuição para ajudar à organização de leituras. Ou, apenas, de reflexão sobre a enorme e riquíssima diversidade que caracteriza a existência humana.
Como qualquer iniciativa levada a cabo de forma individual é, à partida, incompleta. Gostava muito que esta iniciativa fosse plural. Usem e abusem desta base de dados. Façam-na vossa e das vossas pessoas. Se usarem o Notion, podem duplicar esta página para o vosso espaço e personalizá-la e editá-la como entenderem de forma privada (podem ver como se faz neste link).
Podem consultar através dos filtros de cada projeto de leitura, mas também podem criar os vossos próprios filtros (representação autoral; representação na obra; género…).
Gostava muito que se tornasse um documento participativo, em construção e atualização. Um documento de acesso livre a toda a gente que irá sendo enriquecida com as vossas sugestões.
Eu vou continuar a atualizar, por isso, para além de fazerem uma cópia (se quiserem alterar e personalizar), guardem a página para acederem às atualizações. O documento é completamente pesquisável.
Se souberem de mais títulos que devam ser incluídos na base de dados, para que todas as outras pessoas também possam consultar, enviem para: [email protected]
Na base de dados há um campo “Recomendação de”, onde irei identificar quem recomendou esse livro (se não quiserem que identifique, é só dizerem, obviamente!). Será uma forma de irmos conhecendo mais pessoas e de uma possibilidade de se ir criando uma comunidade de leitorus diversa.
Espero que esta base de dados inspire as vossas leituras! Vou fazer com que inspire as minhas.
É provável que o documento contenha algumas imprecisões, até expressões que podem não ser as mais corretas. É um trabalho de uma pessoa única, no tempo livre e com muito para aprender. Agradeço todas as críticas e sugestões de tornar o recurso mais válido e justo. Só peço que sejam gentis, como prometo ser com todes vós.
Para a semana anuncio algumas alterações que vão acontecer por aqui e que me deixam muito entusiasmada. Fiquem atentes e até já!
Disclaimer: os links para a Wook são de afiliada, mas os links para a loja do Kobo não são e muitas vezes encontramos excelentes títulos a 0.99€ ou no Kobo Plus.
Se achas que esta publicação é útil, partilha! Foi feita para circular e crescer com a ajuda de todes.