Olá,
Bom domingo!
Hoje dediquei o dia para responder a questões nas Stories do Instagram com 1 carta de tarot. Inspirada por isso, decidi tirar 3 cartas para partilhar exclusivamente com vocês.
As cartas que saíram foram Cavaleiro de Cálices, Rainha de Paus e 16 - A Torre.

Pensei imediatamente em 2 trânsitos astrológicos que marcam este momento: Marte em Balança (desde o dia 7 de agosto) e Mercúrio que amanhã fica direto em Leão.
Na carta Cavaleiro de Cálices temos um Hermes (Mercúrio) que reemerge de um período de interioridade, reflexão e sensibilidade (a sua marcha retrógrada) e que se dirige a uma figura confiante, carismática, independente e muito motivada, Rainha de Paus. Talvez aquela figura hermética esteja a oferecer à Rainha os “insights” que encontrou durante seu recolhimento e período de reflexão. Sendo uma carta de cálices, as conclusões poderão ser mais emocionais e empáticas, uma “humidade” que confira uma maior delicadeza e recetividade ao ímpeto e inspiração mais afirmativas e impositivas da Rainha.
Mas a Rainha não parece muito interessada na mensagem que aquela figura poética tem para lhe entregar. A Rainha de Paus está mais interessada no dinamismo e força criadora, mas também, destruidora de Marte. Aquela Balança (Vénus) que está a receber Marte (A Torre é uma carta que corresponde a Marte) e que se deixa fascinar pela demonstração de força marcial.
Marte não está confortável em Balança e tem tendência a perder o seu lado construtivo: foco, determinação e coragem. Dispersa-se e dispara para todo o lado porque Balança é um signo de Ar Móvel. Ar racionaliza, pondera, avalia e julga, Marte fica indeciso em Ar. Mas a sua impulsividade acentua-se porque é validade pelo lado móvel, de iniciação e ação de Balança.
Mas neste caso, temos uma figura venusiana que não é de Ar, mas de Fogo, Rainha de Paus. O que intensifica esse lado mais dinâmico, volátil e de “agir primeiro e pensar depois” de Marte. É aqui que a figura Cavaleiro de Cálices pode ser uma excelente aliada, ao fornecer-nos com a água que pode acalmar todo este fogo e ao trazer uma sensibilidade e harmonia que minimizem o potencial destrutivo do fascínio entre as 2 cartas de fogo.
O objetivo daquele cavaleiro não é apagar a chama da Rainha, apenas recordar que a inspiração pode ser canalizada de forma construtiva. E que se a destruição de estruturas, poderes e ‘status quo’ tiver de acontecer, que não se esqueça que o propósito é a criação de oportunidades e possibilidades mais belas, justas e abundantes.
O foco da tiragem é a carta Rainha de Paus que parece estar a ignorar a emoção em prol da paixão. Mas emoção e paixão podem cooperar na construção de algo mais sustentável. Esta é uma carta que me faz sempre pensar na Kiki, do filme dos estúdios Ghibli “Kiki's Delivery Service”, que até tem uma gatinho preto como o gatinho Jiji que acompanha a Kiki nas suas aventuras.
E, no fundo, a história da Kiki é a desta tiragem: uma jovem bruxa que parte sozinha para uma cidade costeira para cumprir o rito ancestral de descoberta do seu lugar no mundo e o seu brilho próprio. Aí, abre um serviço de entregas voadoras, mas perde a confiança e a magia quando enfrenta desafios e dúvidas, os seus sonhos, motivações e força de vontade desmoronam-se (A Torre). Ao ajudar um amigo em perigo, que desperta o lado mais intuitivo e empático de Kiki (Cavaleiro de Cálices), a bruxinha reencontra a coragem, recupera a sua magia e percebe que o seu verdadeiro poder vem da capacidade de conciliar a sua determinação e criatividade com recetividade e vulnerabilidade.
A Kiki (Rainha de Paus) lembra-nos que a magia verdadeira surge da coragem (Marte) de sermos vulneráveis e empátiques (Cavaleiro de Cálices). Assim, esse fogo pode ajudar a destruir as nossas inseguranças e a reconstruir a confiança através da relação e abertura às outras pessoas.
Espero que a Kiki inspire aventuras de conexão construtivas e colaborativas. E que a Rainha de Paus traga magia aos vossos dias.
Abaixo encontram informações sobre os meus serviços, os últimos artigo no Blog e uma curadoria de links para conteúdo que achei interessante partilhar com vocês. Espero que gostem!
Sintam-se sempre à vontade para responder a este email com as vossas impressões, questões e sugestões!
Até já! 👋

Tal como na semana passada, despeço-me com a Kiki. Mas não podia deixar se ser! Tal como a Rainha de Paus, Kiki está “coroada” por elementos vermelhos, ladeada por girassóis e acompanhada por um gatinho preto.
Informações
📅 Agenda de Agosto Aberta | Consultas de Tarot e Astrologia
🎉 OFERTA: ANIVERSARIANTES DE AGOSTO - 10% DE DESCONTO EM TODAS AS CONSULTAS. CÓDIGO: “AGOSTO10.”

🔗 LINKS
Como celebração da minha nova aventura que partilho com a querida Diana, o podcast Medievalmente Incorretas (sigam-nos!), partilho 6 factos sobre uma das figuras medievais que acho mais fascinantes: a mística Hildegarda de Bingen, monja do século XII conhecida como a sibila do Reno.
Um vídeo lindo que mostra 6 baralhos de tarot, desde tarots históricos até aos mais modernos. Criado pelo Victoria and Albert Museum, vale mesmo a pena ver este breve vídeo.
Uma entrevista muito interessante sobre a relação entre a tradição de arte muralista mexicana e movimentos ocultistas. Para ler com tempo e calma e descobrir o trabalho de artistas como María Izquierdo, Cordelia Urueta and Sofía Bassi.
Os cadernos de notas, que são como ‘grimoires’, de Guillermo del Toro, o realizador de O Labirinto do Fauno.
Termino com uma sugestão de leitura: All’s Well, de Mona Awad. Um livro de ficção, bastante surreal, sobre dor crónica que li para o Clube de Leitura que dinamizo com a querida Marina: o “Spines Up Bookclub”. Os encontros são presenciais, em Coimbra, mas temos um servidor no Discord para que todas as pessoas possam participar. No próximo domingo vamos reunir online para conversar sobre All’s Well. Junta-te ao nosso Discord!

🖤 Esta Newsletter é um projeto de amor e que desenvolvo com muito empenho e carinho. Se quiseres apoiar o que faço, podes fazê-lo de várias formas. Eu fico muito agradecida!
Se quiseres apoiar o que faço aqui
Faz um donativo (este apoio permite que eu possa praticar preços acessíveis a quem precisa de apoio).
Se souberes de alguém que possa ter interesse no meu trabalho ou nas minhas partilhas, podes sempre partilhar os meus links.