No Grupo de Estudo e Prática de Tarot, entre muitas outras coisas, temos 2 encontros mensais para a partilha de conhecimentos, experiências, dúvidas... mas de forma bem informal e descontraída! O próximo 1º encontro é dia 24 de julho (quinta, amanhã, às 21h), dia de Lua Nova em Leão e a carta que saiu foi o arcano menor Valete de Paus. Juntem-se a nós para ficarem a conhecer mais sobre estas cartas e outras sugestões!
Nestes encontros, cada pessoa pode trazer uma canção, um livro, um filme, uma pintura... o que entender que ache que tem a ver com a carta. Também pode sugerir "prompts" de reflexão e colocar questões e dúvidas sobre a carta. Em conjunto, criamos um spread inspirado nas diversas contribuições e na lunação.

Valete de Paus olha para o pau (motivações) com uma inquisitivo e pensativo. Mas, em que pensa esta personagem? Eu acho que pode muito bem ser: "Some people think little girls should be seen and not heard, but I think: OH BONDAGE! UP YOURS!"
Quem proclama este grito de empoderamento é Poly Styrene, vocalista da banda punk britânica de finais dos anos 70, X-Ray Spex. Com a sua voz inconfundível e letras provocadoras. destacou-se como uma figura pioneira e icónica do movimento punk feminista e multicultural.
Valete de Paus é Mensageiro do Fogo, da Inspiração, da Motivação e da Resistência É a centelha que incendeia a criatividade, a paixão e a rebelião. Atributos que não são estranhos a Poly Styrene.

Poly Styrene de voz vibrante, algo caótica e atitude DIY trazia um brilho de jovialidade crua e autêntica às suas performances; dava voz à curiosidade e insatisfação socio-cultural e intelectual ao questionar temas como o patriarcado, o capitalismo, a identidade e o corpo; recusando-se a encaixar em construções sociais do que é ser artista, mulher e racializada, sem receio de dar corpo e voz à sua identidade e aos seus valores com garra e fogosidade. Era uma rapariga racializada da classe trabalhadora no punk londrino dos anos 70: outsider, questionadora, principiante.
Poly Styrene inovou, inspirou e contribuiu para a estética punk com cores néon, peças vintage e conservadoras e casacos militares. Denunciou o consumismo e o racismo; criticou representações da mulher nos media; gritou para entrar em espaços que apagavam raparigas como ela. Rejeitou a sexualização na cultura punk e, em vez disso, abraçou a estranheza e o intelecto. Sempre a explorar, sempre a questionar-se.
Poly Styrene é a essência da energia de Valete de Paus: ousada, original, vibrante, curiosa e alegremente disruptiva. Tal como Poly, Valete de Paus é uma figura aprendiz, adolescente, do fogo, movida pela curiosidade, ousadia e desejo de descoberta. Apaixonada pela exploração, experimentação e criação, vê tanto o sucesso como o fracasso como parte essencial do processo criativo, interessa-lhe mais a originalidade e autenticidade do que o corresponder a expetativas. Esta carta convida-nos a reacender a inspiração através do prazer, da aventura e da expressão autêntica, é a faísca que acende a chama da inspiração e da energia ativa.
Tudo isto é evidente nas interpretações, sonoridades e letras de canções como:
"Oh Bondage! Up Yours!"
Uma canção que transborda de rebeldia e jovialidade, um grito de liberação adolescente contra os papéis de género e o a opressão consumista. Sem refinamento, crua e urgente, como o impulso de Valete de Paus.
Some people think little girls should be seen and not heard
But I think "oh bondage, up yours!"
(…)
Chain-store chainsmoke, I consume you all
Chain-gang chainmail, I don't think at all
Oh bondage, up yours Oh bondage, no more
"Identity”
Uma canção sobre a inquietação interior e a raiva juvenil inconformada com as imagens capitalistas e mediáticas projetadas nos ecrãs, nas revistas e no tecido cultural e social.
Poly grita contra a alienação e o colapso da identidade, que questiona e que recusa aceitar modelos impostos. Tal como Valete de Paus, uma força inquieta: curiosa, provocadora, revoltada contra rótulos e convenções. Arauto do caos criativo, da experimentação arrojada e da procura incessante por autenticidade num mundo que tenta apagá-la.
Identity is the crisis, can't you see?
Identity, identity
When you look in the mirror, do you see yourself?
Do you see yourself on the tv screen?
Do you see yourself in the magazine
When you see yourself, does it make you scream?
"Warrior in Woolworths"
A história de uma jovem rapariga da classe trabalhadora a transformar-se em revolucionária no espaço mais banal: uma loja. Por trás da aparente inocência, move-se uma força inquieta, um espírito subversivo que conspira nas margens do quotidiano. Figura da cidade moderna, inquieta, à margem, mas atenta.
Como o Valete de Paus, esta figura eleva a rebeldia comum a possibilidades de liberação a partir do momento em que toma consciência do seu poder criativo e transformador. É a chama interior que, mesmo num cenário rotineiro, prepara a revolução.
Warrior in woolworths
Behind his serville innocence
He's the rebel on the underground
He plots and he schemes
Humble he may seem
She's the rebel of the modern town
He's the rebel on the underground
His roots are in today
Warrior in woolworths
She's the rebel of the modern town
Doesn't know no history
Warrior in woolworths
He threw the past away
Weapons rule their lives Dips on Friday nights
Youths meet at stockwell tube
Spread inspirado em Poly Styrene/Valete de Paus
1- Como posso contribuir para uma visão crítica das estruturas societais?
2- Qual a minha mensagem mais original e autêntica?
3- Que sistemas de opressão posso ajudar a derrubar?
4- Onde encontro a minha motivação e inspiração?
5- Que tipo de mundo quero iluminar?
Playlist inspirado em Poly Styrene/Valete de Paus
🖤 Esta Newsletter é um projeto de amor e que desenvolvo com muito empenho e carinho. Se quiseres apoiar o que faço, podes fazê-lo de várias formas. Eu fico muito agradecida!
Se quiseres apoiar o que faço aqui
Marca uma consulta comigo.🎉 OFERTA: ANIVERSARIANTES DE JUlHO - 10% DE DESCONTO EM QUALQUER LEITURA. CÓDIGO: “JULHO10.”Quem faz parte do Grupo de Estudo e Prática de Tarot também tem 10% de desconto.
Faz um donativo (este apoio permite que eu possa praticar preços acessíveis a quem precisa de apoio).
Se souberes de alguém que possa ter interesse no meu trabalho ou nas minhas partilhas, podes sempre partilhar os meus links.
Obrigada!